Gadolando premia criadores que se destacaram em um ano muito difícil
Entidade realiza no dia 14 de dezembro o almoço dos Destaques Holandês 2024 no pavilhão do gado leiteiro no Parque de Exposições em Esteio (RS)
Um momento de celebrar e homenagear aqueles que contribuíram com o setor leiteiro em um ano difícil, de muito trabalho e luta. É com este propósito que a Associação de Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) realiza no próximo dia 14 de dezembro o almoço dos “Destaques Holandês 2024”. Será a partir das 11h no Pavilhão de Bovinos de Leite do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Neste ano, serão reconhecidos criadores, entidades parceiras, cooperativas, poder público e imprensa que apoiaram o setor que, após enfrentar anos seguidos de estiagem, com dificuldade para produzir alimento ao gado, foi afetado pelas chuvas intensas com alagamentos que arrastaram a comida dos animais. Conforme o presidente da Gadolando, Marcos Tang, a ideia principal não é condecorar heróis, mas reconhecer pessoas que fazem do seu dia a dia o melhor que podem para a atividade, para os seus animais e, muitas vezes, para os outros também, e que, portanto, merecem esse destaque.
O dirigente lembra a perda de vidas humanas após uma enchente sem precedentes, o que lamenta profundamente. Tang destaca a importância da corrente de solidariedade que se formou para ajudar a todos os atingidos. “Estamos condecorando aqueles que fizeram um serviço de excelência e é dessa forma que a gente realmente pode se ajudar e tornar mais unânime as ações, assim como mais democráticas e bem distribuídas”, observa.
A ideia da Gadolando, com esse evento de fim de ano, é a confraternização entre todos da família do Gado Holandês. “A atividade leiteira é 80% familiar e queremos ver todos juntos”, enfatiza Tang, reforçando que foi um ano muito difícil e a entidade tem muito a destacar entre os que ajudaram o setor.
Foto: Gadolando/Divulgação
Texto: Rejane Costa/AgroEffective