Concurso leiteiro da raça Holandesa premia profissionalismo e alta genética
Entre as atrações da 47ª Expointer estará o tradicional concurso leiteiro da raça Holandesa. Organizada pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), a prova celebra a seleção genética e os cuidados com alimentação, saúde animal e bem estar que levam vacas a produzirem marcas de 50 a 90 litros de leite por dia.
Sem estímulo hormonal e sem injeções, as vacas que competem no concurso leiteiro da Gadolando são protagonistas de produções diárias em torno de 70 a 80 litros, explica o presidente da Gadolando, Marcos Tang. Estas marcas, conforme o dirigente, são muito boas. “Recentemente, em Anta Gorda, tivemos uma entrando na casa dos 90 litros, o que é excepcional”, enalteceu Tang, detalhando que uma produção acima dos 50 litros diários já mostra que é uma vaca de concurso. Ele pondera, também, que um concurso não é apenas para ganhar naquele momento, mas que boas produções são necessárias para fazer a pontuação simultânea com a pista (seleção morfológica) para o circuito Exceleite.
Mas, até chegar ao dia da consagração com o esperado banho de leite, marcado para 27 de agosto, ao final da tarde, produtor e vaca passam pelo ritual das ordenhas. “Faremos cinco ordenhas, com intervalo de oito horas. As duas maiores quantidades que a vaca produzir serão retiradas e somadas as três menores. Até digo que somos um tanto punitivos com a vaca, mas é totalmente real esta produção que tenha feito”, explica Marcos Tang. Ele destaca, ainda, que os criadores sabem o que fazem, que cada vez mais têm o conhecimento, o profissionalismo “para conduzir esta genética tão bem selecionada por eles”.