Exposições em outubro marcam novo ciclo para a Raça Holandesa
O mês de outubro será marcado por duas exposições pelo Rio Grande do Sul onde a raça Holandesa estará em pista mostrando o melhor de sua genética. Já na próxima semana, de 4 a 8 de outubro, os criadores participarão da Aratiba Leite Show, no município de Aratiba (RS), com programação de concurso leiteiro e julgamentos. E de 16 a 22 de outubro, acontece a Fenaleite, em Ijuí (RS), onde novamente ocorrerão estas mesmas atividades. A organização é da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando).
Segundo o presidente da entidade, Marcos, Tang, as feiras são importantes para o melhoramento genético dos animais. "A nossa atividade é um ato contínuo, de médio a longo prazo. Famílias de vacas tem que ser feitas sem interrupção, sempre acasalando e permitindo melhora. E isto é um trabalho genético de base que o produtor que fica na atividade tem feito. E o local para mostrar isso são as exposições. Quem organiza e quem participa acaba por beneficiar a raça, o setor e impulsionar um trabalho genético, de controle leiteiro e de classificação, um trabalho que, em suma, cria o aprimoramento da raça, a correção de rumos, pois quando se expõe é que se aparecem as grandes virtudes e defeitos", explica.
Em Aratiba, o jurado responsável pela avaliação será José Fogaça, enquanto em Ijuí ficará a cargo de José Ernesto Ferreira. As feiras também terão premiações para os vencedores. Aratiba será a primeira feira ranqueada da raça Holandesa no ciclo, enquanto a Fenaleite será válida já para o circuito Exceleite 2023/2024.