Registros da raça Holandesa no Rio Grande do Sul em 2022 chegam a 9,26 mil
O número de registros da raça Holandesa no Rio Grande do Sul no ano de 2022 foi de 9,26 mil. A informação é da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), ao fazer o fechamento dos dados do ano passado. O total é levemente menor do que o de 2021, quando foram registrados 9,33 mil animais. Já o número de classificações realizadas em 2022 foi de 1,36 mil.
Para o presidente da Gadolando, Marcos Tang, ao praticamente manter os mesmos números de 2021, a entidade comemora o resultado diante de um ano onde o produtor amargou prejuízos. “A Gadolando está feliz com os resultados, óbvio que almejamos mais para 2023, mas temos que pautar que estes resultados são obtidos em uma sequência de anos ruins para a alimentação do nosso gado, em uma sequência de sofrimento do nosso produtor de leite. O nosso sócio, criador que registra, é produtor de leite e sabe o quanto está difícil fazer investimentos e manter-se na atividade”, observa.
Já em número de novos sócios, a entidade acrescentou mais 35 produtores. “Entendemos que, mesmo assim, conseguimos uma boa quantia de sócios novos, mantemos o mesmo número de registros do ano passado e trabalhar para que este ano consigamos passar estes números. A Gadolando deixa de ser um mero registro de cartórios para ser também uma entidade representativa que representa nossa luta e faz ser ouvida. E isso nos orgulha que os criadores tenham confiado na gente”, destaca Tang.