Serafina Corrêa, uma referência diferenciada
O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Jorge Fonseca da Silva, acompanhou o julgamento da raça, realizado no sábado, 15 de julho, e organizado pela Cooperativa dos Produtores de Leite de Serafina Corrêa (Cooperlate). A 9ª Expo Cooperlate e a 3ª Exposição Nacional com animais provenientes de propriedades oficialmente livres para tuberculose e brucelose foi realizada nos dias 14, 15 e 16 de julho, na unidade agroindustrial Cooperlate, linha Moreira César.
Participaram 94 animais da raça holandesa de 15 criadores dos municípios de Nova Bassano, Serafina Correa e Casca. O jurado foi o criador José Ernesto Ferreira. A programação da raça se concentrou no sábado (15), com julgamento do campeonato fêmea jovem pela manhã e à tarde, definidos conjuntos, progênies e grande campeonato.
Os animais participantes de destacada genética, foram muito elogiados pelo competente e experiente jurado, José Ernesto Ferreira, que não teve dificuldades de encontrar destaques em todas as categorias participantes. A organização de todo o evento, desde a escolha e orientação aos produtores ainda na propriedade, foi feita pela equipe técnica da Cooperlate, bem como a preparação dos animais no recinto da feira e organização de todo o julgamento.
Entretanto, não seria justo dizer que o que acima mencionamos seria um diferencial uma vez que muitos outros municípios e cooperativas realizam feiras e exposições de alto nível, tanto organizacional como genético, sendo o nosso Estado, o precursor da raça no Brasil e ainda, a Gadolando completou 81 anos de existência, diz o presidente. “O que nos chamou a atenção é a constatação de que todos os bovinos participantes são oriundos de 15 propriedades certificadas oficialmente como livres de brucelose e tuberculose”, ressalta.
O presidente salienta que há cerca de cinco anos foram feitas algumas reuniões com participação de representante do Ministério e Secretaria da Agricultura, quando ficou encaminhada a sugestão de que todas as exposições oficiais no Rio Grande do Sul teriam a certificação sanitária como pré-requisito de ingresso. E, ainda, que seria estabelecida e formalizada uma data para o inicio da vigência, com prazo suficiente que permitisse a adequação dos rebanhos. “Lamentavelmente não evoluiu e esta é, na minha visão, a grande mensagem que nos dá a Cooperlate, com sua direção e equipe técnica e, seguramente, também, a Prefeitura de Serafina Corrêa”, acredita.
“Querer é poder. Nosso reconhecimento”, finaliza.
Foto: Divulgação
Luciara Schneid
RP 7540
Assessoria de Imprensa Gadolando RS
(53) 98101-46-25 (WhatsApp)
(51) 99585-9767 (Vivo)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.