Búfalos definem Grandes Campeões da Fenasul em julgamento inédito
Estreante na Fenasul Expoleite, a búfala Índia foi a grande campeã entre as bubalinas que compareceram à Esteio. A vaca leiteira de 40 meses concorreu com outros exemplares da Cabanha da Herdade, de Gravataí (RS), do expositor Guilherme Aydos, na manhã desta quinta-feira, 19 de maio. Já o grande campeão na categoria macho foi o já consagrado na Expointer 2021, touro Jair. Ambos são da raça Murrah.
O cabanheiro da Herdade, Guilherme Giambastiani, que conduziu o touro Jair na competição, afirmou que ele é um exemplar de sucesso na raça. “É um touro raçador”, acrescentou. Já sobre a vencedora na categoria fêmeas, destacou que “ela já está produzindo, encerrando o ciclo, e apresentou todas as características necessárias para chegar ao primeiro lugar”, avaliou.
A presidente da Associação Sulina dos Criadores de Búfalos (Ascribu), Desireé Möller, destacou que a raça Murrah apresentada pela Cabanha da Herdade tem grande aptidão leiteira. Segundo ela, mesmo com o estado ainda tendo uma pequena produção de leite de búfala, a nível mundial o alcance é de 14%. “Esta primeira feira, é a oportunidade dos animais serem conhecidos pelo público e pelo produtor rural como uma alternativa de renda extra e de produção de leite extra ou carne”, concluiu.
O diretor técnico da Ascribu, Luis Fernando Aguirre, foi o avaliador dos bubalinos, disse que a búfala leiteira é uma realidade e tinha que ocupar este espaço junto aos demais produtores. “Ter a búfala na Fenasul Expoleite é um avanço dentro da bubalinocultura e além de ser muito gratificante para mim, como técnico, a búfala está onde ela deveria estar”, afirmou.
Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective
Texto: Ieda Risco/AgroEffective